Câmara Municipal de Ponta Porã


Vereadores de Ponta Porã aprovam aumento para professores da Rede Municipal de Educação


Publicado em: 08-03-2022


A sessão ordinária de 8 de março, na Câmara Municipal de Ponta Porã, foi histórica. Os 17 vereadores e vereadoras aprovaram um projeto de lei complementar encaminhado pelo Poder Executivo Municipal, autorizando reajuste da ordem de 37% para os professores da rede Municipal de Ensino. Com a aprovação, os profissionais do Magistério, passam a receber, novos valores estabelecidos pelo Piso Nacional da Categoria.

O projeto foi votado e aprovado em regime de urgência especial durante a sessão.  Os parlamentares se revezaram na Tribuna para manifestar apoio ao projeto e voto pela sua aprovação. Biro Biro, Lourdes, Marquinhos, José Menino Junior, Neli Abdulahad, Edevaldo Mattoso Barbosa, Jelson Bernabé, Kamila Alvarenga, Kleber Ortiz, Pastor Mauro Ortiz, Anny Espínola, Angela Derzi, cumprimentaram os profissionais pela conquista. Foi ressaltado que a medida foi tomada num dia especial: o Dia Internacional da Mulher, sendo que a maioria, cerca de 90% dos profissionais que atuam no Magistério, é formada por mulheres.

O presidente da Casa de Leis, Vanderlei Avelino, destacou a importância do projeto ter sido encaminhado e a disposição de todos os vereadores em colocarem a matéria para ser apreciada e votada em regime de urgência especial. “Hoje é um dia histórico para esta Casa pois estamos aprovando uma medida que atende a esta parcela importantíssima da nossa comunidade, formada pelos profissionais do Magistério. Os professores estão de parabéns pela conquista. O prefeito Hélio Peluffo Filho também, por ter a sensibilidade e coragem de encaminhar esta matéria num momento tão especial. Afirmo que esta Casa de Leis estará sempre pronta para apreciar e votar matérias que garantem conquistas e melhoram a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Vanderlei Avelino.

VEREADORA ANNY

Na sessão do Dia Internacional da mulher, a Câmara Municipal teve reforço da Bancada Feminina. A Professora Anny Espínola assumiu o cargo de vereadora no lugar do vereador Edinho Quintana, nomeado para ser subprefeito do distrito de Sanga Puitã.

Agora a Câmara Municipal de Ponta Porã possui cinco vereadoras, um número recorde da participação feminina no Parlamento Municipal. São as vereadoras Angela Derzi, Anny Espínola, Kamila Alvarenga, Lourdes Monteiro e Neli Abdulahad.

Os vereadores também aprovaram em regime de urgência o projeto que cria e denomina o Centro de Educação Infantil Professora Carolina Nachreiner Pelush que será inaugurado nesta semana na região sul da cidade.

TRIBUNA LIVRE

Durante a sessão os parlamentares abriram espaço para que a Dra. Janaina Ohlweiler Milani, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria Municipal de Assistência Social pudesse utilizar a Tribuna Livre para expor algumas ações desenvolvidas na Secretaria Municipal de Assistência Social. Ela convidou a todos para participarem da programação especial do mês da Mulher. Um evento será a 5ª Caminhada de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher as 17 horas com início na Prefeitura até o Parque dos Ervais. O outro evento será realizado no dia 17 de março, no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã.


Fonte:  Assessoria de Imprensa


Fotos:  Lécio Aguilera