Câmara Municipal de Ponta Porã


Câmara Municipal marcou presença no evento que encerrou Agosto Lilás em Ponta Porã


Publicado em: 01-09-2021


A Câmara Municipal de Ponta Porã participou ativamente das ações desenvolvidas pelo Agosto Lilás, uma campanha desenvolvida durante todo o mês passado visando chamar a atenção da sociedade para o problema da violência doméstica. No encerramento, foi realizada uma palestra, no dia 31 de agosto, proferida pelo Promotor de Justiça Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, no auditório da Faculdade FIP/Magsul.

            A palestra do promotor com o tema “As formas de violência doméstica contra a mulher e o feminicídio”, abordou de maneira enfática a situação em Mato Grosso do Sul e as maneiras como a mulher deve buscar orientação e ajuda especializada em casos de violência.

            O evento contou com a presença das vereadoras Angela Derzi, Kamila Alvarenga,  Lourdes Monteiro, Neli Abdulahad e do vereador Farid Afif.

            Também estiverem presentes a secretária municipal de Assistência Social, Vera Lucia de Oliveira. A advogada Nina Negri (representante da OAB) as vereadoras de Pedro Juan Caballero, Zulma Icassatti e Angelica Valdez. Além de Eliomar, diretora do Patronato.

            Os vereadores presentes ressaltaram a importância de campanhas de conscientização sobre o tema. “A nós, enquanto representantes da população, cabe orientar e informar a todos com atividades educativas e preventivas sobre esse assunto que precisa ser debatido nas diversas esferas de nossa sociedade”.

            A presença dos parlamentares no evento, simbolizou a participação efetiva da Câmara Municipal de Ponta Porã nos debates e nas ações promovidas no Agosto Lilás. O tema violência familiar, com ênfase na figura da mulher, foi amplamente discutido em todas as sessões realizadas pela Câmara durante o mês. Os parlamentares sempre argumentaram sobre a situação e reforçaram apoio à rede de proteção às vítimas em nosso município.

            A sessão ordinária de terça-feira, por exemplo, foi marcada pela presença da equipe responsável pelo atendimento às mulheres, vítimas de violência doméstica em Ponta Porã. A delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, Marianne Cristine de Souza, utilizou a Tribuna Livre para falar das atividades relacionadas ao “Agosto Lilás”, mês dedicado às ações de conscientização da sociedade para evitar e combater casos de agressões às mulheres.

            A policial relatou que neste ano, Ponta Porã já teve três casos de feminicídio, o extremo da violência contra a mulher, quando o agressor acaba matando. “Temos uma rede atuante que envolve as policias Civil, Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Poder Judiciário, Ministério público e Poder Legislativo Municipal para atender 24 horas por dia as pessoas vítimas da violência doméstica”, declarou a policial.

            Ela explicou que o “Agosto Lilás” deste ano tem o slogan “o silencio mata”, provocando a sociedade a não se calar diante dos casos de violência. A Lei Maria da Penha completa neste ano, uma década e meia de criação, considerada um avanço neste trabalho. A delegada expôs que, no ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 40 casos de feminicídio e, este ano, já são 24 casos. Três deles em Ponta Porã.


Fonte:  Assessoria CMPP - Nivalcir Almeida e Julieta Romeiro Fróes


Fotos:  Valdemir Almino