Câmara Municipal de Ponta Porã


Vereadores pedem ao governador incentivos financeiros para empresários prejudicados pela pandemia


Publicado em: 01-04-2021


Os vereadores de Ponta Porã assinaram um documento em que solicitam ao governador Reinaldo Azambuja, a concessão de linhas de crédito, por meio de agência de fomento, inclusive com flexibilização das exigências de garantias, de subsídios financeiros e de incentivos fiscais.

O documento, proposto pela vereadora Neli Abdulahad, 1ª Secretária da Câmara Municipal de Ponta Porã, foi lido em Plenário na sessão ordinária de 30 de março. Todos os vereadores assinaram o ofício encaminhado ao governador.

De acordo com a vereadora, o documento é uma forma de "manifestarmos a nossa preocupação em relação aos efeitos financeiros negativos nos fluxos de caixa das empresas pontaporanenses, diante da paralisação, total ou parcial, de suas atividades por conta das medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado decorrentes da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), cuja gravidade é de alcance mundial. Tal preocupação, por certo, é compartilhada por Vossa Excelência".

No documento, os vereadores argumentam que, "em graves crises econômicas como a que estamos vivenciando, a história nos ensina que o Poder Público tem papel fundamental, por meio da adoção de políticas econômicas anticíclicas, no combate ao ambiente econômico recessivo que já se apresenta. Para tanto, são imprescindíveis os recursos dos impostos, em especial, no caso dos Estados, do ICMS. Neste sentido sugere-se à Vossa Excelência, de maneira pontual e setorizada, para as empresas ou segmentos que de fato necessitem, a concessão de linhas de crédito, por meio de agência de fomento, inclusive com flexibilização das exigências de garantias, de subsídios financeiros e de incentivos fiscais".

Cabe ressaltar que a Câmara Municipal tem sido bastante cobrada pelo setor empresarial e pelos trabalhadores que sofrem os efeitos das medidas restritivas que dificultam na realização dos negócios. O temor é de que muitas empresas acabem fechando, gerando um enorme desemprego na cidade, agravando ainda mais a situação.

O documento contem os nomes dos 16 vereadores de Ponta Porã: Rafael Modesto, Neli Aparecida Souza Abdulahad, Angela Gamarra Rodrigues Derzi, Antônio Marques de Oliveira (Biro Biro), Edevaldo Mattoso Barbosa, Eder Adelino Fernandes (Edinho) Quintana, Farid Charbell Badaoui Afif, Jelson Bernabé de Oliveira, José Menino Moreira Junior, Kamila Alvarenga Gonzalez, Kleber Aquino Ortiz, Maria de Lourdes Monteiro Godoy; Marcos Bello (Vereador Marquinhos), Mauro Ortiz Neves (Pastor Mauro Ortiz), Waldecir Fernandes e Wanderlei Avelino.


Fonte:  Assessoria de Imprensa CMPP


Fotos:  Lécio Aguilera