Câmara Municipal de Ponta Porã


Vereadores cobram melhorias na infraestrutura, saúde e telefonia de Ponta Porã


Publicado em: 21-02-2017


Na sessão ordinária desta terça-feira, 21 de fevereiro, os vereadores de Ponta Porã encaminharam mais de quarenta indicações reivindicando melhorias para os bairros e distritos do município, além de debater sobre diversos assuntos como saúde, transporte, segurança, telefonia, educação, infraestrutura.

O presidente da Câmara de Vereadores, Otaviano Cardoso disse que em suas indicações solicitou ao secretário municipal de Obras e Urbanismo, André Manosso, a recuperação da Rua Curitiba na Vila Áurea, que está interditada há mais de três anos, e serviços no Bairro Julia Cardinal. “Ambos os bairros necessitam ser vistos. A Rua Curitiba precisa de recuperação e no Julia Cardinal é necessário cascalhamento em todas as vias, verificação da iluminação pública e também pedi a ampliação da rota do transporte público. A circular passa somente no inicio da vila e quando chove as pessoas tem muitos transtornos para chegar ao ponto de ônibus”.

Problemas com a telefonia fixa continuam sendo alvo de reclamações na sessão. Os vereadores alegam que o serviço das empresas está cada dia pior e sofrendo interferência com as linhas do Paraguai. O presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos Desenvolvimento; Produção e Meio Ambiente, Farid Afif, disse que devido as reivindicações da população, a comissão está agendando uma audiência pública para o próximo mês a fim de solucionar este problema.

Durante a sessão ordinária também foram apresentados Projetos de Leis para leitura, que serão discutidos e votados nas próximas sessões. A vereadora Neli Abdulahad apresentou um projeto que dispõe sobre a criação do Programa de Prognostico de Autismo na rede municipal de saúde e cooperação da rede municipal de ensino. Neli disse que a proposta é implantar ações de vigilância nas Unidades Basicas de Saúde com a cooperação de professores da educação infantil da rede municipal de ensino, para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível e as crianças possam ter uma vida adulta com mais perspectivas.

O vereador Farid Afif apresentou um projeto que dispõe sobre a obrigação de cardápio em Método Braille nos restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, pousadas e similares, pois segundo ele, a Constituição Federal assegura a todos o direito de acesso à informação.

O terceiro projeto lido na sessão foi do vereador Marquinhos, que autoriza o Poder Executivo a conceder permissão de uso à iniciativa privada para exploração publicitaria nas placas de denominação de ruas. Marquinhos disse que o PL que institui a parceria entre Poder Público e iniciativa privada para exploração publicitária de placas com denominação de ruas não invade a esfera de competência normativa privativa do Prefeito, pois não provoca qualquer ingerência ou cria atribuições para o Poder Executivo.

Otaviano Cardoso disse que as reuniões entre os vereadores sobre saúde em Ponta Porã continuam. “Nós trabalhamos continuamos em busca de soluções em todos os setores do município, assim como da saúde. Temos nos reunido e debatido sobre os atendimentos do Hospital Regional. Juntos vamos conseguir soluções para os problemas que a população vem enfrentando”, explanou o presidente da Casa de Leis.

Para finalizar, Otaviano convidou a todos para a audiência pública de prestação de contas do Executivo, Legislativo e Previporã referente ao 3º quadrimestre de 2016, que será realizada nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, às 14 horas, e para a audiência pública para discutir sobre os atendimentos do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, no dia 06 de março às 14 horas. As duas audiências acontecerão no Plenário Isaac Borges Capilé.

 


Fonte:  Julieta Romeiro


Fotos:  Lécio Aguilera