Municípios da fronteira poderão formar consórcio para criar aterro sanitário conjunto
A Câmara Municipal de Ponta Porã sediou, na última sexta-feira, 26 de novembro, um evento promovido pelo Ministério Público Estadual sobre a criação de mecanismos legais para que as prefeituras possam resolver o problema da coleta e destinação de resíduos sólidos (lixo). Prefeitos atuais e também prefeito eleitos, além de vereadores, participaram do encontro que contou para a presença do engenheiro Fernando Bernardes, do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.
Durante o encontro, o promotor Gabriel Rodrigues Alves, fez uma explanação sobre a atual situação dos municípios da região, frisando a necessidade de criação de um aterro sanitário consorciado pelas prefeituras.
O objetivo é encontrar uma solução conjunta para a destinação dos resíduos sólidos coletados diariamente pelas prefeituras.
Um dos temas bastante debatidos foi no tocante à cobrança de taxa específica para custear o serviço de coleta e destinação do lixo nestes municípios. Em Ponta Porã esta taxa já existe e, pelo que foi exposto durante a reunião, deverá passar por modificações para que os valores cobrados sejam considerados justos sem prejuízo da realização do serviço de coleta por parte da prefeitura.
O prefeito eleito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho, o vice-prefeito eleito Caio Augusto, o atual prefeito Ludimar Novais, bem como prefeitos atuais e os eleitos dos municípios de Antônio João, Aral Moreira participaram do encontro. Os vereadores atuais e os eleitos de Ponta Porã e demais municípios também participaram.
Fonte: Assessoria CMPP
Fotos: Lécio Aguilera
